terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL

MUITO OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS QUE COMPARTILHAM OS MOMENTOS DE UNIÃO E VOOS, FELIZ NATAL.


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Amor pelo projeto

Olá, é certo que quanto fazemos um projeto e o vemos terminado, funcionando é um momento especial, mas isso aí já é demais...


Vamos estudar um pouco mais e adaptar uma alça, porque continuar segurando assim não vai dar certo.



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Projeto FPV

F-22 FPV Project + Base Station Arataca III

Tá aí, fim de dia, nuvens carregadas, e teste da arataca III; DR Sócrates, na próxima irá a 5km tenho certeza, parabéns.





sábado, 7 de dezembro de 2013

Radar Aereo

Boa noite pessoal, pesquisando na internet, algo de conteúdo ou interessante, me deparei com um link que leva ao Radar Aéreo, que nada mais é,  o funcionamento do trafego aéreo, vale a pena conferir, o acesso está no menu do lado direito, Radar Aéreo  -------->>>>>>


RADAR AO VIVO online ESCUTA AO VIVO Entenda as cores dos plots das aeronaves no Radar.

Cor vermelha: aeronave subindo;
Cor verde: aeronave descendo;
Cor azul: aeronave em voo de cruzeiro (nivelada) ou no solo;
Cor branca claro: aeronave no solo do aeroporto;
Cor branca: nada em especial, apenas o sistema de radar que seleciona algumas aeronaves.


Advertência para novos e experientes comandantes.



Hoje com a popularização das modelos elétricos, surgiram milhares de "brinquedos" a baixo custo (geralmente Chineses) nas Lojas de todo o mundo, e que são comprados por muitos pensando que estão adquirindo material para a prática de aeromodelismo. Nada mais errado, pois a maior parte desses brinquedos não é, nem poderá ser utilizado para a prática do verdadeiro aeromodelismo. Vale a pena investir um pouco mais e ter um equipamento (geralmente Chinês) que seja realmente de aeromodelismo.

Muitos pensam que voar um aeromodelo é a mesma coisa que voar um avião num simulador de um computador. NADA MAIS ERRADO. As semelhanças são poucas. Mas usar o simulador de Aeromodelos é vital para quem quer começar a praticar o Aeromodelismo.
As pessoas que tentam fazer os primeiros vôos sozinhos, desacompanhados de alguém com experiência, sempre tem maus resultados. No primeiro voo sempre devem estar acompanhados de instrutor, pois não há nada pior alguém sair machucado nessa história, além da perda do equipamento .

fonte: aeromodelismocalifornia.blogspot.com.br 

Descontrair

Isto é para conhecimento de todos e lembrança de alguns.


Existem apenas 2 tipos de aeromodelos:
1 - Os que caíram.
2 - Os que vão cair.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dicas e conhecimentos para iniciantes e experientes


O Aeromodelo

Siglas encontradas nas lojas de aeromodelos, entenda, ARF, ARC, RTF, Kit, COMBO...

O que significa isso, e qual o melhor para começar?

Ao começar a pesquisar, o iniciante vai se deparar com algumas siglas. Saber o significado de algumas delas vai ajudar o iniciante na escolha de seu primeiro aeromodelo. As siglas acima indicam o modo como o aeromodelo chega nas mão do aeromodelista.
  • RTF - Do inglês, Ready To Fly .  É o aeromodelo pronto para voar. Estes aeromodelos são fornecidos num conjunto completo e montado, que incluí o modelo em si , o motor e também o sistema de rádio controle. Em alguns casos incluí até um simulador de voo para computador . É a opção ideal para quem quer partir logo para as aulas de voo, sem dispender tempo com montagens.
  • ARF - Do inglês, Almost Ready to Fly.  Estes modelos vêm semi montados, exigindo a junção final das peças, como asas, estabilizadores,etc  e também a instalação do motor e do sistema de rádio, que são adquiridos separadamente. É o ideal para quem quer começar no hobby de construir e depois pilotar um aeromodelo.
  • ARC - Do inglês, Almost Ready to Cover. Semelhante ao ARF, porém este modelo é entregue sem pintura, ficando este trabalho a cargo do construtor. Esta pintura normalmente é feita com a aplicação a quente de um plástico termo-adesivo. Geralmente é encontrada em modelos mais avançados, destinados a aeromodelista mais experientes. 
  • KIT -  O kit é um conjunto de peças , normalmente de madeira balsa, que são fornecidas cortadas para o construtor, a partir de uma planta construir o seu aeromodelo. Também é indicado para aqueles que já tenham alguma experiência de montagem, ou para aqueles realmente se sentem atraídos pela arte da construção. O motor e o sistema de rádio devem ser adquiridos separadamente. 
  • COMBO - Os combos são conjuntos montado por comerciantes, já incluindo o modelo o motor e o sistema rádio. Normalmente os aeromodelos são do tipo ARF, portanto a montagem final fica a cargo do aeromodelista. Alguns combos incluem até os acessórios de campo, necessários para fazer o modelo voar.  


O aeromodelo radio controlado não é um brinquedo. A sua correta montagem, manutenção, bem como, a escolha de um local apropriado para voá-lo, são necessários para a sua segurança e a das outras pessoas. O aeromodelista tem o dever de respeitar estes quesitos básicos de segurança. A operação irresponsável ou falha na checagem técnica podem acarretar sérios acidentes e até com risco de morte. Iniciantes devem procurar aeromodelistas experientes para acompanhá-los nos primeiros voos.

Fonte: AEROBLU - União Blumenauense de Aeromodelismo

A técnica do saber está na técnica do aprender, assim como a técnica do aprender está  na técnica do ensinar. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aeromodelismo para iniciantes e experientes



Para conhecimento dos iniciantes e "experientes"



                                                                                                                     fonte: www.aeromodelismobr.com.br

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aeromodelismo

Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviõesbalõesfoguetes etc.).
 Existem várias categorias de aeromodelismo:
  • VCC ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.
  • Radio controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
  • Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radio controlado (RC), que divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:

Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta potência e isso produz um voo mais adequado e prazeroso. São de longe, os aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas ao longo dos anos.
As principais vantagens deste tipo de aeromodelo são:
  • Um envelope de voo mais real, aumentando a possibilidade de treino dos pilotos
  • O som dos motores e o fato de não ligarem sem que seja efetuado um procedimento de partida costuma evitar a grande maioria dos acidentes.
  • A durabilidade, pois aeromodelos a combustão bem cuidados costumam durar por mais de 20 anos
  • O baixo custo, pois aeromodelos a combustão (por serem extremamente populares) podem ser adquiridos usados a um baixo preço, e sua manutenção é quase ausente de custos
  • Os reparos são simples de se executar, pois a madeira é facilmente colável.
  • Devido a sua alta potência, os aeromodelos a combustão podem ser construídos com vários materiais diferentes, como fibra de vidro, madeira, metal, espuma PU, fibra de carbono e etc.
  • Como normalmente são aviões maiores, fica mais fácil de se enxergar, minimizando os acidentes e perdas de material.
  • Normalmente os materiais e componentes envolvidos na construção e na linkagem destes aeromodelos, são de maior qualidade, evitando-se assim acidentes desnecessários e perigosos.
As principais desvantagens são:
  • Sujeira, o óleo deixa o aeromodelo bem sujo após um voo
  • Ruido, o que limita seu uso às pistas de aeromodelismo devidamente homologadas


Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless"(sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
Apesar do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.
Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:
  • Baixo nível de ruído;
  • Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
  • Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
  • Envelope de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou parques;
  • O baixo custo desta categoria, inferior ao custo e a manutenção de um aeromodelo similar a combustão. Mesmo inicialmente sendo recomendável adquirir algumas baterias adicionais e carregador, não existe necessidade de compra de combustível;
  • Facilidade, baixo custo e pouco tempo de reparação quando ocorre danos devido à quedas.
As principais desvantagens são:
  • O tempo reduzido de voo, pois a bateria não voa mais do que poucos minutos;
  • A baixa durabilidade do avião, pois normalmente os aeromodelos elétricos são feitos de isopor e este material se deforma com o tempo, além disso, é facilmente amassável.
  • Devido ao seu baixo ruido e a capacidade de serem acionados por faltas de sinal do transmissor, acidentes podem ocorrer.


Planadores - utilizam cabos tratores tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos, cabos puxados por motores elétricos, lançados manualmente ou mesmo propelidos por motores elétricos ou a combustão interna, com a característica desses meios apenas levarem os modelos a determinada altura de voo e posteriormente serem desacoplados ou desligados e o modelo permanece voando apenas pelos princípios aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais como térmicas ou vento, mas com o modelo com superfícies de comando controlado via radiocontrole. Os modelos tem características aerodinâmicas diferenciadas como fuselagem e asas delgadas, os tamanhos dos modelos comumente variam de 60 cm até mais de 5 metros de envergadura, o tempo de voo varia mas podem chegar e até ultrapassar o tempo dos modelos motorizados.
Fonte: Wikipedia
Quer saber mais? Pesquise, é sempre bom adquirirmos conhecimento. Principalmente naquilo que gostamos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Quem é o que no aeromodelismo?

Aqui segue uma lista de vários tipos de aeromodelistas que encontramos nas pistas e locais de voo, tente se identificar com um e se tiver coragem comente sobre você. Valeu.


O FBIfica xeretando o avião dos outros e perguntando tudo
O VETERANO BOA PRAÇAnão leva avião, vai no clube só para rever os amigos e jogar conversa fora
O ESTRANHO NO NINHO = novato perdido que não sabe o que fazer
O NOVATO CHATO = quer aprender tudo num dia só
O EMPRESÁRIO = não pilota.....fica o dia inteiro falando no celular
O DIFERENTE = passa por todos, fica o dia todo mexendo no aero e não fala com ninguém
O DESCONFIADO = fica cuidando para ver se alguém vai mexer no avião dele
O CHATO = só coloca defeito no avião dos outros
O BABÃO = tem um trainer mas fica babando nos Jatos
O POP STAR = se acha a estrela do clube
O PERSISTENTE = fica o dia inteiro tentando acertar o motor
O MÃO DE VACA = faz só um voo para economizar combustível
O “BIG TEAM” = leva 1 aero e uma parafernália de equipamentos e peças de reposição que ele sabe que nunca vai usar
O FAXINEIRO = da um voo e limpa todo o aero
O FOMINHA = gasta um galão de combustível em 1 dia de voo
O PHD = para uma pergunta simples ele faz uma explanação de suas teorias sobre aeromodelismo
O TERMODINÂMICO = mede o nível de bateria a cada voo
O ZEM = faz um voo e fica o resto do dia meditando sobre o que pode estar errado com o avião
O FOLGADO = só leva o avião e o radio ... o resto ele pede emprestado
O SUJÃO = chega na pista sujo e vai embora imundo
O BOM de GINGA = pilota mexendo o corpo com se tivesse dançando
O AEROVOICER = pilota dando comandos de voz para o avião...."vai, vira de dorso, acelera"
O SACANA = liga o avião e fica com o stick de aceleração em full por 10 min no box
O AERO-MANCO = faz curvas quadradas
O CAGÃO = sempre da dor de barriga quando pega no radio
O DESATENTO = pilota olhando para os outros aeros
O KAMIKASE = cai no primeiro voo do avião
O VISITANTE = aparece no clube só para encher o saco e dar palpite
O DESATENTO = esquece de colocar carteirinha no quadro de frequência e ainda liga o radio
O AZARADO = pega no rádio, e começa a ventar
O MIMADO = chora se cai com o avião
O SIMPÁTICO = sempre se oferece para ajudar
O PARAQUEDAS = voa sempre se abrindo para os outros
O RATO = esse róe além da unhas a antena do radio
O GIRAFA = pilota com o pescoço esticado
O MANTENA = pilota com os olhos arregalados
O TIC NERVOSO = é pegar no radio e começa a tremer
O CHANTAGISTA = “se ninguém tirar sarro do meu pouso eu pago o churrasco e a cerveja”
O BRIGUENTO = “se ficarem tirando sarro do meu voo vai dar briga”
O PRÉ-KAMIKASE = quebra a hélice taxiando
O SNIPER = pilota apontando o radio para o avião como se fosse um atirador de elite
O ORGULHOSO = fez uma baita cagada, mas o problema foi interferência
O BOCA SUJA = voa xingando o aero
O FRESCO = sente ânsia de vomito na hora da decolagem
O POLÍTICO = ele sempre tem uma desculpa na ponta da língua.
O INVESTIDOR = Compra o aero, treina 6 meses no simulador e vende sem nunca ter voado o modelo só pra levantar uma grana e comprar outro.
O DEMOLIDOR = derruba e se orgulha de ter lenhado 


sábado, 16 de novembro de 2013

Visita ap TopGun Jundiabepa/Mogi das Cruzes

Sábado, pista forrada com Pipas, realizando revoada, breve passeio a pista de aeromodelismo TopGun, e fotos de dois dos aeromodelos presentes. 









segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Domingo 10-11-2013

Mais um excelente dia de voo, segue algumas fotos. Obrigado aos amigos que compareceram, até a próxima.
















Voos aos sábados, domingos e feriados a partir das 09:00h, Estrada do areião  s/n; Jd luella, Suzano-SP, não paga nada, traga o companheirismo e retorne com a amizade.



domingo, 3 de novembro de 2013

Domingão

Domingão de sol, calor, e muitos voos.














Voos aos sábados, domingos e feriados a partir das 09:00h, Estrada do areião  s/n; Jd luella, Suzano-SP, não paga nada, traga o companheirismo e retorne com a amizade.

sábado, 2 de novembro de 2013

Excelente Sábadão

Excelente dia, sábado 02/11/2013, dia de sol quente, vento forte, amigos reunidos para mais uma manhã de voo.











Sem sinal? Felicidade? Diversão!!!

Voos aos sábados, domingos e feriados a partir das 09:00h, Estrada do areião  s/n; Jd luella, Suzano-SP, não paga nada, traga o companheirismo e retorne com a amizade.