sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dicas e conhecimentos para iniciantes e experientes


O Aeromodelo

Siglas encontradas nas lojas de aeromodelos, entenda, ARF, ARC, RTF, Kit, COMBO...

O que significa isso, e qual o melhor para começar?

Ao começar a pesquisar, o iniciante vai se deparar com algumas siglas. Saber o significado de algumas delas vai ajudar o iniciante na escolha de seu primeiro aeromodelo. As siglas acima indicam o modo como o aeromodelo chega nas mão do aeromodelista.
  • RTF - Do inglês, Ready To Fly .  É o aeromodelo pronto para voar. Estes aeromodelos são fornecidos num conjunto completo e montado, que incluí o modelo em si , o motor e também o sistema de rádio controle. Em alguns casos incluí até um simulador de voo para computador . É a opção ideal para quem quer partir logo para as aulas de voo, sem dispender tempo com montagens.
  • ARF - Do inglês, Almost Ready to Fly.  Estes modelos vêm semi montados, exigindo a junção final das peças, como asas, estabilizadores,etc  e também a instalação do motor e do sistema de rádio, que são adquiridos separadamente. É o ideal para quem quer começar no hobby de construir e depois pilotar um aeromodelo.
  • ARC - Do inglês, Almost Ready to Cover. Semelhante ao ARF, porém este modelo é entregue sem pintura, ficando este trabalho a cargo do construtor. Esta pintura normalmente é feita com a aplicação a quente de um plástico termo-adesivo. Geralmente é encontrada em modelos mais avançados, destinados a aeromodelista mais experientes. 
  • KIT -  O kit é um conjunto de peças , normalmente de madeira balsa, que são fornecidas cortadas para o construtor, a partir de uma planta construir o seu aeromodelo. Também é indicado para aqueles que já tenham alguma experiência de montagem, ou para aqueles realmente se sentem atraídos pela arte da construção. O motor e o sistema de rádio devem ser adquiridos separadamente. 
  • COMBO - Os combos são conjuntos montado por comerciantes, já incluindo o modelo o motor e o sistema rádio. Normalmente os aeromodelos são do tipo ARF, portanto a montagem final fica a cargo do aeromodelista. Alguns combos incluem até os acessórios de campo, necessários para fazer o modelo voar.  


O aeromodelo radio controlado não é um brinquedo. A sua correta montagem, manutenção, bem como, a escolha de um local apropriado para voá-lo, são necessários para a sua segurança e a das outras pessoas. O aeromodelista tem o dever de respeitar estes quesitos básicos de segurança. A operação irresponsável ou falha na checagem técnica podem acarretar sérios acidentes e até com risco de morte. Iniciantes devem procurar aeromodelistas experientes para acompanhá-los nos primeiros voos.

Fonte: AEROBLU - União Blumenauense de Aeromodelismo

A técnica do saber está na técnica do aprender, assim como a técnica do aprender está  na técnica do ensinar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário