sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dicas e conhecimentos para iniciantes e experientes


O Aeromodelo

Siglas encontradas nas lojas de aeromodelos, entenda, ARF, ARC, RTF, Kit, COMBO...

O que significa isso, e qual o melhor para começar?

Ao começar a pesquisar, o iniciante vai se deparar com algumas siglas. Saber o significado de algumas delas vai ajudar o iniciante na escolha de seu primeiro aeromodelo. As siglas acima indicam o modo como o aeromodelo chega nas mão do aeromodelista.
  • RTF - Do inglês, Ready To Fly .  É o aeromodelo pronto para voar. Estes aeromodelos são fornecidos num conjunto completo e montado, que incluí o modelo em si , o motor e também o sistema de rádio controle. Em alguns casos incluí até um simulador de voo para computador . É a opção ideal para quem quer partir logo para as aulas de voo, sem dispender tempo com montagens.
  • ARF - Do inglês, Almost Ready to Fly.  Estes modelos vêm semi montados, exigindo a junção final das peças, como asas, estabilizadores,etc  e também a instalação do motor e do sistema de rádio, que são adquiridos separadamente. É o ideal para quem quer começar no hobby de construir e depois pilotar um aeromodelo.
  • ARC - Do inglês, Almost Ready to Cover. Semelhante ao ARF, porém este modelo é entregue sem pintura, ficando este trabalho a cargo do construtor. Esta pintura normalmente é feita com a aplicação a quente de um plástico termo-adesivo. Geralmente é encontrada em modelos mais avançados, destinados a aeromodelista mais experientes. 
  • KIT -  O kit é um conjunto de peças , normalmente de madeira balsa, que são fornecidas cortadas para o construtor, a partir de uma planta construir o seu aeromodelo. Também é indicado para aqueles que já tenham alguma experiência de montagem, ou para aqueles realmente se sentem atraídos pela arte da construção. O motor e o sistema de rádio devem ser adquiridos separadamente. 
  • COMBO - Os combos são conjuntos montado por comerciantes, já incluindo o modelo o motor e o sistema rádio. Normalmente os aeromodelos são do tipo ARF, portanto a montagem final fica a cargo do aeromodelista. Alguns combos incluem até os acessórios de campo, necessários para fazer o modelo voar.  


O aeromodelo radio controlado não é um brinquedo. A sua correta montagem, manutenção, bem como, a escolha de um local apropriado para voá-lo, são necessários para a sua segurança e a das outras pessoas. O aeromodelista tem o dever de respeitar estes quesitos básicos de segurança. A operação irresponsável ou falha na checagem técnica podem acarretar sérios acidentes e até com risco de morte. Iniciantes devem procurar aeromodelistas experientes para acompanhá-los nos primeiros voos.

Fonte: AEROBLU - União Blumenauense de Aeromodelismo

A técnica do saber está na técnica do aprender, assim como a técnica do aprender está  na técnica do ensinar. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aeromodelismo para iniciantes e experientes



Para conhecimento dos iniciantes e "experientes"



                                                                                                                     fonte: www.aeromodelismobr.com.br

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Aeromodelismo

Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida (modelismo), de aeronaves e espaçonaves (aviõesbalõesfoguetes etc.).
 Existem várias categorias de aeromodelismo:
  • VCC ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.
  • Radio controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
  • Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radio controlado (RC), que divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor:

Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta potência e isso produz um voo mais adequado e prazeroso. São de longe, os aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas ao longo dos anos.
As principais vantagens deste tipo de aeromodelo são:
  • Um envelope de voo mais real, aumentando a possibilidade de treino dos pilotos
  • O som dos motores e o fato de não ligarem sem que seja efetuado um procedimento de partida costuma evitar a grande maioria dos acidentes.
  • A durabilidade, pois aeromodelos a combustão bem cuidados costumam durar por mais de 20 anos
  • O baixo custo, pois aeromodelos a combustão (por serem extremamente populares) podem ser adquiridos usados a um baixo preço, e sua manutenção é quase ausente de custos
  • Os reparos são simples de se executar, pois a madeira é facilmente colável.
  • Devido a sua alta potência, os aeromodelos a combustão podem ser construídos com vários materiais diferentes, como fibra de vidro, madeira, metal, espuma PU, fibra de carbono e etc.
  • Como normalmente são aviões maiores, fica mais fácil de se enxergar, minimizando os acidentes e perdas de material.
  • Normalmente os materiais e componentes envolvidos na construção e na linkagem destes aeromodelos, são de maior qualidade, evitando-se assim acidentes desnecessários e perigosos.
As principais desvantagens são:
  • Sujeira, o óleo deixa o aeromodelo bem sujo após um voo
  • Ruido, o que limita seu uso às pistas de aeromodelismo devidamente homologadas


Aeromodelos com motores elétricos - utilizam alta tecnologia, como por exemplo baterias de Polímero de Lítio (LiPo), motores "brushless"(sem escovas), e têm como um dos diferenciais a possibilidade de construir modelos com tamanho e peso reduzidos, como na classe micro, que engloba aeromodelos minúsculos, que chegam a pesar apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
Apesar do destaque principalmente para modelos menores, a atual geração de motores brushless e baterias LiPo e LiFePo permitem a utilização de motorização elétrica em modelos nas mais diferentes escalas, chegando a mais de 10m de envergadura.
Além da possibilidade de modelos em escala micro, outras vantagens são:
  • Baixo nível de ruído;
  • Facilidade na montagem de modelos com extrema acuidade de escala visual, pois motores elétricos não precisam de aberturas para escapamento;
  • Facilidade na montagem de aeromodelos multimotores (bimotores, trimotores, quadrimotores, etc.), devido ao menor peso dos motores, ausência de vibração e por ser manterem curvas de aceleração equilibradas entre os diversos motores sem necessidade de cuidados adicionais com regulagens;
  • Envelope de voo mais abrangente, permitindo pousos lentos, voos em locais fechados, ou parques;
  • O baixo custo desta categoria, inferior ao custo e a manutenção de um aeromodelo similar a combustão. Mesmo inicialmente sendo recomendável adquirir algumas baterias adicionais e carregador, não existe necessidade de compra de combustível;
  • Facilidade, baixo custo e pouco tempo de reparação quando ocorre danos devido à quedas.
As principais desvantagens são:
  • O tempo reduzido de voo, pois a bateria não voa mais do que poucos minutos;
  • A baixa durabilidade do avião, pois normalmente os aeromodelos elétricos são feitos de isopor e este material se deforma com o tempo, além disso, é facilmente amassável.
  • Devido ao seu baixo ruido e a capacidade de serem acionados por faltas de sinal do transmissor, acidentes podem ocorrer.


Planadores - utilizam cabos tratores tensionados por outros aeromodelos, cabos com elásticos, cabos puxados por motores elétricos, lançados manualmente ou mesmo propelidos por motores elétricos ou a combustão interna, com a característica desses meios apenas levarem os modelos a determinada altura de voo e posteriormente serem desacoplados ou desligados e o modelo permanece voando apenas pelos princípios aerodinâmicos de voo associados a fenômenos naturais como térmicas ou vento, mas com o modelo com superfícies de comando controlado via radiocontrole. Os modelos tem características aerodinâmicas diferenciadas como fuselagem e asas delgadas, os tamanhos dos modelos comumente variam de 60 cm até mais de 5 metros de envergadura, o tempo de voo varia mas podem chegar e até ultrapassar o tempo dos modelos motorizados.
Fonte: Wikipedia
Quer saber mais? Pesquise, é sempre bom adquirirmos conhecimento. Principalmente naquilo que gostamos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Quem é o que no aeromodelismo?

Aqui segue uma lista de vários tipos de aeromodelistas que encontramos nas pistas e locais de voo, tente se identificar com um e se tiver coragem comente sobre você. Valeu.


O FBIfica xeretando o avião dos outros e perguntando tudo
O VETERANO BOA PRAÇAnão leva avião, vai no clube só para rever os amigos e jogar conversa fora
O ESTRANHO NO NINHO = novato perdido que não sabe o que fazer
O NOVATO CHATO = quer aprender tudo num dia só
O EMPRESÁRIO = não pilota.....fica o dia inteiro falando no celular
O DIFERENTE = passa por todos, fica o dia todo mexendo no aero e não fala com ninguém
O DESCONFIADO = fica cuidando para ver se alguém vai mexer no avião dele
O CHATO = só coloca defeito no avião dos outros
O BABÃO = tem um trainer mas fica babando nos Jatos
O POP STAR = se acha a estrela do clube
O PERSISTENTE = fica o dia inteiro tentando acertar o motor
O MÃO DE VACA = faz só um voo para economizar combustível
O “BIG TEAM” = leva 1 aero e uma parafernália de equipamentos e peças de reposição que ele sabe que nunca vai usar
O FAXINEIRO = da um voo e limpa todo o aero
O FOMINHA = gasta um galão de combustível em 1 dia de voo
O PHD = para uma pergunta simples ele faz uma explanação de suas teorias sobre aeromodelismo
O TERMODINÂMICO = mede o nível de bateria a cada voo
O ZEM = faz um voo e fica o resto do dia meditando sobre o que pode estar errado com o avião
O FOLGADO = só leva o avião e o radio ... o resto ele pede emprestado
O SUJÃO = chega na pista sujo e vai embora imundo
O BOM de GINGA = pilota mexendo o corpo com se tivesse dançando
O AEROVOICER = pilota dando comandos de voz para o avião...."vai, vira de dorso, acelera"
O SACANA = liga o avião e fica com o stick de aceleração em full por 10 min no box
O AERO-MANCO = faz curvas quadradas
O CAGÃO = sempre da dor de barriga quando pega no radio
O DESATENTO = pilota olhando para os outros aeros
O KAMIKASE = cai no primeiro voo do avião
O VISITANTE = aparece no clube só para encher o saco e dar palpite
O DESATENTO = esquece de colocar carteirinha no quadro de frequência e ainda liga o radio
O AZARADO = pega no rádio, e começa a ventar
O MIMADO = chora se cai com o avião
O SIMPÁTICO = sempre se oferece para ajudar
O PARAQUEDAS = voa sempre se abrindo para os outros
O RATO = esse róe além da unhas a antena do radio
O GIRAFA = pilota com o pescoço esticado
O MANTENA = pilota com os olhos arregalados
O TIC NERVOSO = é pegar no radio e começa a tremer
O CHANTAGISTA = “se ninguém tirar sarro do meu pouso eu pago o churrasco e a cerveja”
O BRIGUENTO = “se ficarem tirando sarro do meu voo vai dar briga”
O PRÉ-KAMIKASE = quebra a hélice taxiando
O SNIPER = pilota apontando o radio para o avião como se fosse um atirador de elite
O ORGULHOSO = fez uma baita cagada, mas o problema foi interferência
O BOCA SUJA = voa xingando o aero
O FRESCO = sente ânsia de vomito na hora da decolagem
O POLÍTICO = ele sempre tem uma desculpa na ponta da língua.
O INVESTIDOR = Compra o aero, treina 6 meses no simulador e vende sem nunca ter voado o modelo só pra levantar uma grana e comprar outro.
O DEMOLIDOR = derruba e se orgulha de ter lenhado 


sábado, 16 de novembro de 2013

Visita ap TopGun Jundiabepa/Mogi das Cruzes

Sábado, pista forrada com Pipas, realizando revoada, breve passeio a pista de aeromodelismo TopGun, e fotos de dois dos aeromodelos presentes. 









segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Domingo 10-11-2013

Mais um excelente dia de voo, segue algumas fotos. Obrigado aos amigos que compareceram, até a próxima.
















Voos aos sábados, domingos e feriados a partir das 09:00h, Estrada do areião  s/n; Jd luella, Suzano-SP, não paga nada, traga o companheirismo e retorne com a amizade.



domingo, 3 de novembro de 2013

Domingão

Domingão de sol, calor, e muitos voos.














Voos aos sábados, domingos e feriados a partir das 09:00h, Estrada do areião  s/n; Jd luella, Suzano-SP, não paga nada, traga o companheirismo e retorne com a amizade.

sábado, 2 de novembro de 2013

Excelente Sábadão

Excelente dia, sábado 02/11/2013, dia de sol quente, vento forte, amigos reunidos para mais uma manhã de voo.











Sem sinal? Felicidade? Diversão!!!

Voos aos sábados, domingos e feriados a partir das 09:00h, Estrada do areião  s/n; Jd luella, Suzano-SP, não paga nada, traga o companheirismo e retorne com a amizade.